Sobre palavras

 

PALAVRAS DE ADÉLIA PRADO

Escrevo à mão, em cadernos, não importa em que lugar da casa. Prefiro o lápis à caneta. É meu kit poesia. Sempre carrego o caderno, mesmo em viagens, para registrar um episódio, um acontecimento que tenha natureza poético-literária. Sei que é a semente do texto. É meu dever registrar aquilo. É um presente divino que preciso guardar. Pode estar aí o embrião de um poema, de uma prosa, de uma novela. Se você tem um dom, a coisa mais agradecida que pode fazer em relação a ele é aceitar, cuidar disso como um operário. Mas quando o livro fica pronto, costumo queimar todos os cadernos de rascunho.”

Trecho extraído de depoimento da escritora Adélia Prado a Eder Chiodetto, autor de O Lugar do Escritor,  publicado pela Cosac & Naify

COMO NASCE O TEXTO

 

           Como todos bem sabem, e se não sabem precisam saber, o texto não nasce do ovo, nem brota na terra, tampouco cai do céu. O texto é um produto, quase uma manufatura que se delineia pouco a pouco até ganhar forma, tamanho, cor e sabor. Uns custam mais do que outros para virem ao mundo, uns são mais ou menos aceitos, e todos despertam alguma reação em quem os lê, mesmo que seja uma reação de completa apatia. Riso, choro, choque, angústia e todas as outras emoções desfilam no rol dos efeitos produzidos por um texto, bem ou mal escrito. Se for bem escrito, tanto mais vivaz serão as emoções que ele provoca; se for mal escrito, só pode causar indignação, dúvida, susto ou coisas do gênero. 

Acompanhe palavras sobre palavras, textos e processos de criação!

Danielle Arantes Giannini

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s